Albergues Noturnos do Porto
No filme sobre a reabilitação dos Albergues Noturnos do Porto, projectado pelo arquitecto Nuno Valentim e produzido pela Building Pictures, somos convidados a fazer uma visita guiada pelo espaço com Laudolino Jesus, ex-sem-abrigo, e a perceber como pode a Arquitectura mudar a vida das pessoas.
Laudolino, agora funcionário da Associação dos Albergues Noturnos do Porto, que recebe sem-abrigos da cidade do Porto, relembra que o edifício antes das obras “era um espaço bastante cinzento. Não oferecia muitas condições”.
Ao longo do filme, acompanhados pela entrevista, vamos viajando pelo espaço e percebendo que a reabilitação modesta do edifício permite fazer uma enorme diferença na vida de centenas de pessoas, que se apoiam na associação.
O ex-sem-abrigo conta-nos que “o espaço foi todo virado de pernas para o ar e reconstruído”. Adianta também que as obras permitiram que as pessoas voltassem a ter condições de higiene, um espaço onde podem actualmente recuperar energias e a calma: “Um bom banho e dormir fantasticamente numa cama nova”.
O filme vai mostrando o espaço interior e termina no exterior com as palavras de Laudolino: “Isto é como a casa da mãe, não é? Nós saímos, as coisas por mais mal que corram, temos um sítio onde nos podemos aninhar e lamber as feridas”.
O edifício dos Albergues Noturnos do Porto e o seu filme, foram no final de 2018 finalistas do prémio internacional ‘The Living Places: Simon Architecture Prize’, na categoria Collective Places, iniciativa do Grupo Simon com o apoio da Fundação Mies van der Rohe.
[arquitectura]
Nuno Valentim
[direcção e produção]
Building Pictures
[câmara]
Sara Nunes
[pós-produção]
Sara Nunes
[sonoplastia]
Ana Pedro
[música]
Uncertain Ground de Blue Dot Sessions (Creative Commons)