A Building Pictures é uma produtora de filmes e de podcasts de Arquitectura, com o objectivo de aproximar as pessoas da arquitectura. De 2013 a 2023 fez mais de 300 curtas-metragens, colaborando com diversos arquitectos portugueses e internacionais como Álvaro Siza Vieira, Manuel Aires Mateus, ARX Portugal, CVDB arquitectos, Spaceworkers, b720 Fermín Vázquez Arquitectos, Ensamble Studio, Summary e X-architects.

Para além disso, também trabalhou com inúmeras instituições ligadas à promoção e à valorização da arquitectura portuguesa como a Ordem dos Arquitectos, a Trienal de Arquitectura de Lisboa, a Casa da Arquitectura, Serralves, entre outras.

“Juntos podemos inspirar mais pessoas a tomarem melhores decisões para as suas casas, as suas ruas, paisagens, espaços públicos, países e, consequentemente, melhores decisões para o mundo… um filme e um podcast de cada vez!”

 
 
 

Para promover a excelência da arquitectura da cidade Invicta, a Building Pictures, em conjunto com a arquitecta Filipa Figueira e o arquitecto Tiago Vieira, criou um projecto chamado “Arquitectura à Moda do Porto”.

Entre 2013 e 2014, foram realizados dez episódios sobre obras de arquitectura emblemáticas do Porto dos últimos 20 anos. Esses episódios podem ser vistos na ArchDaily e em mais de 130 postos de turismo do Porto e Norte de Portugal.

Em 2014, a Building Pictures convidou arquitectos, estudantes de arquitectura, paisagistas, antropólogos, artistas e outras pessoas criativas para documentar a arquitectura portuguesa através de filmes que compartilhassem as suas percepções e experiências em espaços inspiradores, marcados pelas memórias ou que fizessem parte do seu dia-a-dia… Foram, assim, enviados 31 filmes, dos quais 24 foram seleccionados para a edição deste documentário experimental sobre a arquitectura portuguesa: “Qual é o teu Espaço Favorito?”. Foi depois considerado, pela ArchDaily, como um dos “30 documentários de arquitectura e urbanismo para ver em 2015”.

 
 
 
 
 
 

 

As curtas-metragens da Building Pictures frequentemente são seleccionadas para fazer parte de festivais de cinema, ciclos de cinema e exposições de arquitectura.

 
 
 
 

[2022] Loop Design Awards · Documentário “Woodstories”


[2022] Istanbul International Architecture and Urban Films Festival · Documentário “Woodstories”


[2022] ArchFilmLund · Documentário “Woodstories”


[2019] Noites de Cinema ao Ar Livre no Selina, no Porto · 16 filmes para exibição


[2018] Entre os cinco finalistas do concurso espanhol ‘Living Places - Simon Architecture Prize’ · Curta-metragem “Albergues Nocturnos do Porto”


[2016] La Biennale di Venezia · Curta-metragem “Sistema Gomos”


[2016] Architecture Player: Public Sessions, Italy · Curta-metragem “Sistema Gomos”


[2016] 3ª Bienal de Design de Istambul · Curta-metragem “Mercado Municipal de Abrantes”


[2015] In/visible Cities - Urban Multimedia Festival · Curta-metragem “Metamorfose - FAHR 021.3”


[2015] Encontros da Imagem · Projecto “Arquitectura à Moda do Porto”


[2014] Arquiteturas Film Festival · Documentário “Qual é o teu Espaço Favorito?”


Em 2016, o canal do YouTube da Building Pictures foi considerado pela ArchDaily como um dos “13 canais de arquitetura no YouTube - em português - que você precisa conhecer”.


Os filmes da Building Pictures são também regularmente publicados, tanto a nível nacional como internacional, em plataformas como a ArchDaily, Dezeen, Arquitectura Viva, Architecture Hunter, Domus, entre muitas outras.

Em Setembro de 2019, 16 dos seus filmes foram seleccionados para serem exibidos no Outdoor Cinema Nights do Selina, no Porto. Em Outubro de 2019, o filme Centro de Interpretação do Românico e Casa de Afife foram exibidos no Short Films Walk a convite do festival ADFF, em Nova Iorque. No mesmo mês, foram apresentados três filmes no MAAT, em Lisboa, a convite do Architecture Short Films: Carrilhões de Mafra, Igreja de Felgueiras e Centro de Interpretação do Românico.

Em 2021 Sara Nunes lançou o podcast semanal “No País dos Arquitectos”. Um território onde as conversas de arquitectura são uma oportunidade para conhecer os arquitectos, os projectos e as histórias por detrás da arquitectura portuguesa de referência. Conta como convidados: Álvaro Siza, Eduardo Souto de Moura, Gonçalo Byrne, Manuel Aires Mateus, Kengo Kuma, Marcio Kogan, e é parceiro do Público e da ArchDaily, sendo ouvindo em + de 73 países e conta com + de 45 000 plays. Em 2022, Sara Nunes fez parte do comité de selecção do festival de cinema de Arquitectura: “Arquiteturas Film Festival”.

Em Junho de 2022 lançou o documentário “WoodStories”: um tributo à madeira, que conta oito histórias, narradas por oito arquitectos. Ao longo do filme, os arquitectos Carlos Azevedo, Diogo Aguiar, Diogo Zenha Morais, Francisco Vieira de Campos, Graça Correia, João Luís Carrilho da Graça, João Mendes Ribeiro, Laura Lupini, Luís Sobral e Manuel Aires Mateus reflectem sobre a importância do papel da madeira na arquitectura portuguesa, desde o momento em que nascemos até ao futuro.

O documentário foi exibido na Casa da Arquitectura, no MAAT, no Shibaura Institute of Technology (em Tóquio) e foi seleccionado para os festivais de cinema ArchFilmLund e Istanbul International Architecture and Urban Films Festival. Para além disso foi também premiado no concurso internacional Loop Design Awards, tendo vencido na categoria de “Short Video”. Em Julho de 2022 o podcast “No País dos Arquitectos” transformou-se em exposição, tendo marcado presença na 6.ª edição do Archi Summit e na 30.ª edição da Concreta - Feira de Arquitetura, Construção, Engenharia e Design.

 
 

Actualmente

 

A Building Pictures está a realizar a sua primeira longa-metragem sobre um dos maiores fotógrafos de arquitectura: Fernando Guerra. Através do documentário “O Fotógrafo Voador”, Sara Nunes capta o fotógrafo que se dedica, todos os dias, à fotografia sem restrições nem desculpas: “o melhor de tudo”, como diz o arquitecto Arthur Casas, no próprio trailer. Portanto, o documentário dá a conhecer um dos melhores fotógrafos de arquitectura do mundo, as suas histórias, o seu olhar e a sua “câmara” enquadrada no processo criativo. Para além disso, actualmente a equipa também está a trabalhar em três curtas-metragens sobre Álvaro Siza Vieira e uma curta-metragem sobre o Eduardo Souto de Moura.

 

Sara Nunes

“Quando começo um novo filme ou um novo podcast tento que tenha uma forte componente humana! Porque acredito que a arquitectura faz-se com as pessoas e é com as pessoas que a arquitectura ganha vida!”

 
 

Nasceu em 1985, em Lisboa. Licenciou-se em Arquitectura, em 2009, pela Escola Superior Artística do Porto e pela Universität Kassel (Alemanha). Trabalhou durante dois anos, em Madrid, como arquitecta (2011-2012) no atelier Ensamble Studio.

Em Madrid, apaixona-se pelo vídeo e, em 2013, regressa a Portugal e cria a produtora de filmes de arquitectura: a Building Pictures.

Através dos seus filmes e podcasts, a pessoa que assiste às suas histórias também viaja, tendo uma perspectiva diferente dos projectos. Para Sara Nunes, o principal objectivo é aproximar as pessoas da arquitectura, contando uma história de cada vez.

 
 
 

A nossa equipa

Ana Pedro
[Sonoplasta]

“Como sonoplasta o meu trabalho muitas vezes envolve a recriação da realidade, principalmente pela impossibilidade de estar em cada cena, nos lugares exactos e em perfeitas condições. É a sensibilidade que se extrai de cada plano que me faz ouvir a sua ambiência e, embora possa não corresponder a uma verdade total, trabalho no sentido de criar harmonia para os espaços que se captam, mas também para o que tenderão a transmitir a quem os observa. Uma experiência audiovisual independente, pois a arquitectura é sentir e não apenas observar.”

Eva Magro
[Tradução e Legendagem]

“Como tradutora na área audiovisual do Canal 180 há seis anos, tenho o privilégio de conhecer empresas e conteúdos muito diversos e criativos sobre arte e cultura contemporânea. Um desses exemplos é a Building Pictures, que obtém, através dos seus vídeos, uma perfeita simbiose entre a estética do espaço, a originalidade e a emoção da obra. Traduzir e legendar filmes desta qualidade sobre a arquitectura que se realiza, actualmente, é mais do que um trabalho, é um prazer.”

Melanie Alves
[Comunicação]

“O meu papel é construir diferentes narrativas. Através dos filmes da Building Pictures, existe a possibilidade de trilhar mundos outrora inexplorados. Com autenticidade e rigor, as palavras juntam-se às imagens e esse mosaico multi-linguístico entra em harmonia com a sétima arte. No fundo, o objectivo é levar a arquitectura a mais pessoas e fazer com que a disciplina possa ser disseminada e acessível. De filme em filme, sei que a grande magia acontece sempre que erguemos pontes entre os arquitectos e o mundo.”