[PODCAST]

 

Na quinta temporada, estivemos à conversa com os arquitectos Alejandro Aravena, Alexandre Alves Costa, Sérgio Fernandez, Helena Vieira, Pedro Ferreira, Tiago Rebelo de Andrade, Marta Brandão, Mário Sousa, Luís Tavares Pereira, Guiomar Rosa, Francisco Aires Mateus, Paulo Moreira, Andreia Garcia, Fátima Fernandes, Teresa Novais, Jorge Carvalho, João Branco, Paula del Rio, Ana Aragão, Amanda Levete e Filipe Almeida.

5.ª Temporada

 

Episódio 53

 

“Portanto o desafio é: em vez [dos arquitectos] optarem por serem génios criativos – que lidam com questões que só interessam outros arquitectos –, ou serem aqueles que se envolvem com o que é importante para a sociedade, mas que não desenvolvem projectos... podemos, [enquanto arquitectos], envolver-nos em conversas, problemas e desafios que importam a sociedade? Mas, ao entrarmos nesse diálogo, [comunicar] com o conhecimento específico que temos, desenvolvendo projectos.” [Alejandro Aravena]

 
  • Poder-se-ia começar por referir que o arquitecto Alejandro Aravena foi curador da Bienal de Veneza e foi distinguido com o Prémio Pritzker, mas há um aspecto que se destaca no seu currículo: o compromisso que a sua arquitectura desempenha na resposta aos desafios actuais, como o crescimento exponencial da população, a escassez de recursos, a pobreza e a desigualdade. Tal como no contexto português, onde actualmente se discute as novas medidas anunciadas pelo Governo sobre a habitação, Alejandro Aravena reconhece que o mundo enfrenta uma crise habitacional. E está disposto a encontrar soluções para a resolver. Durante a entrevista, o arquitecto fala sobre o projecto que desenvolveu em Iquique, no Chile, denominado como “meia casa”. Perante a tendência para o aparecimento de “construções informais”, os arquitectos do Elemental decidiram criar “metade de uma casa”: “O tamanho médio onde a classe média pode viver razoavelmente bem é entre 80, 90 ou 100m2. Em países relativamente pobres como o Chile, as políticas públicas normalmente só conseguem entregar 40 a 50m2. Não há mais dinheiro.”

 
 

Novo edifício da EDP, em Lisboa, © Foto Cortesia do gabinete de arquitectura Elemental

 

Episódio 54

 

“Toda a gente – desde o empreiteiro, à fiscalização, ao representante do dono de obra foi de um entusiasmo sempre... [Foi algo que] nunca nos tinha acontecido a ponto de haver simples proletários que choraram quando descobrimos os frescos do [Júlio] Pomar, que estavam tapados.” [Alexandre Alves Costa e Sérgio Fernandez]

 
  • A história do Cinema cruza-se com a vida dos arquitectos e ambos recordam as ligações afectivas deste edifício que se tornou “numa espécie de prolongamento” das suas casas. Alexandre Alves Costa refere que o Batalha foi uma espécie de um manifesto anti-fascista e conta que Luís Neves Real – “da família dos proprietários do Batalha” e também responsável pela “programação de vários cinemas no Porto” –, usava uma passagem que dava acesso ao Cinema [Batalha] a partir da sua casa para ver os filmes que tinham sido censurados pelo Estado Novo.

 
 

Batalha Centro de Cinema, no Porto, © Foto Guilherme Costa Oliveira

Este episódio foi especial. Foi a primeira vez que fizemos a gravação do podcast com público.

A gravação ocorreu na Casa da Arquitectura, no dia 25 de Março de 2023, data em que também celebrámos dois anos de podcast.

Estas são algumas das fotografias desse dia, de Ivo Tavares Studio.

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Episódio 55

 

“Eu acho que, sobretudo, a experiência de trabalhar com os materiais naturais e com as coisas simples: a Capela [de Nossa Senhora de Fátima] acabou por ser um bocadinho também o fruto, se calhar, dessa nossa experiência e essa nossa aprendizagem também de escuteiros.” [Pedro Ferreira]

 
  • A capela foi criada para receber o XXIII Acampamento Nacional de Escuteiros Católicos Portugueses, em 2017 e, ao longo dos anos, não só tem recebido celebrações intimistas, como tem promovido encontros que envolvem milhares de pessoas. Os arquitectos procuram criar espaços polivalentes que garantem “uma relação muito forte com o espaço exterior”: “É frequente haver muita gente a assistir às celebrações e tirar partido do próprio espaço circundante (...). A cruz pontua a paisagem e também compõe esta ambivalência, esta capacidade de celebrações mais intimistas ou para assembleias maiores”, descreve Helena Vieira. Logo no início da conversa, os arquitectos revelam como o facto de ambos terem sido escuteiros influenciou o modo como desenvolveram o edifício e Helena Vieira fala sobre uma das referências do projecto: “É um templo (...) que deve servir a sua função de acolhimento, de abrigo, mas traduzindo a simplicidade e aquilo que é a essência. E, neste caso, a inspiração foi justamente a tenda canadiana: uma tenda simples, com duas águas, dois planos inclinados que procuram promover esse abrigo, esse encontro e recolhimento para a fé.”

 
 

Capela de Nossa Senhora de Fátima, em Idanha-a-Nova, © Foto João Morgado

 

Episódio 56

 

“O exercício da arquitectura não pode ser um exercício egoísta. Não é uma casa própria, vai ser uma casa que vai ser utilizada pelas próximas gerações. Quer seja pelas gerações que eles deixam, ou pelas gerações que vão comprar aquele imóvel.” [Tiago Rebelo de Andrade]

 
  • O arquitecto lembra que no lugar onde agora se encontra o Edifício Náutico existiu outrora uma construção, que ficou devoluta durante mais de 15 anos: “[Era um edifício que] tinha crescido mais dois pisos do que era suposto para aquela volumetria do quarteirão e ficou embargado durante muito tempo”. Tiago Rebelo de Andrade conta que “para resolver o problema”, a Câmara Municipal de Cascais lançou um concurso e um dos promotores desafiou o Subvert Studio a desenvolver o projecto: “Inicialmente, ia ser um edifício de serviço e de habitação, mas a volumetria não o comportava. Como estávamos numa época em que se falava muito da falta de habitação em Portugal, os promotores resolveram mudar o programa (...) e oferecer mais habitação em Cascais.” O arquitecto refere que, durante o projecto, houve vários elementos do design que foram sendo trabalhados sempre com a ideia de transmitir a relação com o mar e “com aquilo que é náutico”: “Se formos ao Google Maps, marcarmos o local do Edifício Náutico e nos afastarmos, a maior percentagem [de área] que vemos é uma mancha de água azul. [Ao desenvolvermos o projecto], sempre imaginámos as pessoas que estão habituadas ao mar e que gostam daquela zona, como uma vila piscatória.”

 
 

Edifício Náutico, em Cascais, © Foto Fernando Guerra | FG + SG

 

Episódio 57

 

“As casas são os nossos museus privados, são o nosso lugar religioso ou espiritual, onde nós nos confessamos e onde nós vivemos... [Onde nós aprendemos a andar]. [Onde foi] a nossa creche, vai ser o nosso lar de idosos, é o nosso restaurante. É tudo isto.” [Mário Sousa]

 
  • O gabinete situa-se em Afife (Viana do Castelo) e os arquitectos revelam que é “um bocadinho diferente” de “um gabinete de arquitectura tradicional”. O piso térreo funciona como test-living e o piso inferior como escritório: “Nós queríamos dar às pessoas a possibilidade de testarem a casa, da mesma forma que um comprador de um potencial automóvel testa o automóvel antes de decidir comprá-lo.” A arquitecta Marta Brandão explica como funciona o processo do sistema arquitectónico: “Nós fazemos sempre os projectos à medida de cada cliente e de cada terreno. Ou seja, o processo é, no fundo, um processo de desenho de arquitectura tradicional, mas simplificado. É mais rápido e os clientes não sofrem tanto com o processo burocrático.” A par desta ideia, Mário Sousa acrescenta: “A nossa arquitectura está muito perto do design de produto (...). Com o nosso sistema (...) tudo tem de estar super coordenado: a venda, o desenho, a execução e os licenciamentos.”

 
 

Sistema Mima, © Foto José Campos - Photographer

 

Episódio 58

 

“A satisfação dos clientes e o prazer de os ver passado alguns anos, [ver que] continuam com aquele entusiasmo de estar [na Casa na Montanha]... Adoram estar lá, ir para lá. É uma coisa que, de facto, não tem preço para nós.” [Guiomar Rosa]

 
  • Logo no início da conversa, Luís Tavares Pereira revela que durante o projecto da Casa na Montanha houve sempre um “respeito pela paisagem”: “A casa (...) é assente num conjunto de pilotis que não só minimizam o contacto com o terreno, como também a elevam acima das árvores de modo a que a nossa vista a partir da casa (...) seja sobre as árvores para a paisagem. E, precisamente, do outro lado do rio (...) [encontra-se] o Parque Nacional da Peneda-Gerês.” A arquitecta Guiomar Rosa sublinha também que este projecto foi um dos que contou com “uma maior participação dos clientes”: “Nós semanalmente reuníamo-nos com eles e eles – além de estarem a adorar e de estarem a viver o desenvolvimento do projecto – tinham sempre novas ideias.” Rapidamente o que começou por “ser uma pequena cabana de férias” transformou-se e ganhou amplitude: “A satisfação dos clientes e o prazer de os ver passado alguns anos e [perceber que] continuam com aquele entusiasmo de estar lá (...). Para nós não tem preço sentir que cumprimos o nosso dever, que eles estão ali, que adoram, que participaram e continuam a participar... Para eles, é um prazer enorme ir para lá. (...) E para nós é o prazer a dobrar sentir que eles sentem isso.”

 
 

Casa na Montanha, no Gerês, © Foto Fernando Guerra | FG + SG

 

Episódio 59

 

“E é muito interessante porque eles percebem que há um interesse naquilo que é a casa deles. E, portanto, eles sentem: «A minha casa deve ser uma casa sensacional. Estão sempre a vir visitá-la.» Ficam super orgulhosos de serem visitados e, portanto, suponho que se preparam mesmo para receber.” [Francisco Aires Mateus]

 
  • Durante a conversa, o arquitecto explica que “o primeiro gesto” do projecto teve como princípio a “clarificação do território”: “O edifício [das residências assistidas de Alcácer do Sal] começa à cota do terreno alto e, na frente, junto à entrada, existem três pisos. (...) Há o piso 0, [onde] estão as áreas de recepção, convívio, enfermaria e secretaria. (...) [Existe o jardim] que abraça quem chega (...). E depois temos dois pisos com quartos: esses quartos vão sendo sempre intercalados [com outros espaços como um cabeleireiro e um pequeno bar].” Para criar “pontos de apoio”, foi feito também um corredor que serpenteia o edifício e que permite a circulação das pessoas: “Uma boa parte do tempo é passada nestes percursos que – por questões motrizes e por questões de saúde – são muito incentivados [que as pessoas os façam].” Durante a entrevista, Francisco Aires Mateus sublinha como o próprio conceito do “vagar”, muito conhecido entre os alentejanos, faz parte do edifício: “Talvez a melhor definição do vagar é dizer que é o oposto do stress, de fazer tudo a correr. Esse é o lema de Évora e tem muita graça. (...) Na verdade, estas pessoas movem-se muito devagar, portanto o percurso delas tem de se tornar numa experiência.”

 
 

Residências assistidas de Alcácer do Sal © Foto Fernando Guerra | FG + SG

 

Episódio 60

 

“Eu acho que também é importante nós, como arquitectos, posicionarmo-nos um pouco naquilo que se pretende fazer porque, às vezes, ainda há uma certa ideia de que um projecto participativo é quase como entregar uma caneta às pessoas e [as pessoas é que] nos vão explicar como é que temos de fazer, mas não é bem isso. Nós, de facto, ouvimos as pessoas. Aliás, as pessoas é que decidiram que era para fazer uma escola e que era para fazer aquela escola.”

[Paulo Moreira]

 
  • Como a família do arquitecto tem raízes em Moçambique e em São Tomé e Príncipe, Paulo Moreira cresceu a ouvir histórias que remetem para o imaginário africano. Logo no início da conversa, o arquitecto fala sobre o seu fascínio que desde novo teve pelo continente e lembra uma viagem que fez a Moçambique, em que visitou a escola que a sua avó “tinha ajudado não a construir, mas a angariar dinheiro” para a sua construção. Foi concretamente na Vila de João Belo, hoje conhecida como Xai-Xai, que a sua avó se reuniu com outras pessoas e organizou actividades, cujas receitas reverteram para a construção da escola. Na entrevista, o arquitecto recorda também que, antes de avançar para o projecto da Escola de Kapalanga, fez um exercício com as crianças, em que lhes pediu que desenhassem o edifício onde iam estudar. O objectivo era perceber as necessidades da escola: “[Havia uma] grande área à frente da escola com uma árvore enorme, que tinha uma sombra muito bonita, onde os miúdos brincavam. (...) E nos desenhos todos representaram a árvore, daí eu perceber que ela era importantíssima e que tinha de ser mantida”, explica. Já depois dessa actividade, Paulo Moreira conta que houve alguns encarregados de educação que lhe sugeriram a retirada da árvore, mas ele soube que o projecto não avançaria por aí: “Acho que também é importante nós, como arquitectos, posicionarmo-nos um pouco naquilo que se pretende fazer porque, às vezes, ainda há uma certa ideia de que um projecto participativo é quase como entregar uma caneta às pessoas e [as pessoas é que] nos vão explicar como é que temos de fazer, mas não é bem isso. Nós, de facto, ouvimos as pessoas. Aliás, as pessoas é que decidiram que era para fazer uma escola e que era para fazer aquela escola.”

 
 

Escola de Kapalanga, em Luanda, Angola © Foto Ivo Tavares Studio

 

Episódio 61

 

“Mas, efectivamente, o que mais posso identificar aqui é a importância, o quão premente é nós – enquanto arquitectos e no nosso exercício de arquitectura – estarmos profundamente sensibilizados e consciencializados para as questões ecológicas na arquitectura.” [Andreia Garcia]

 
  • Andreia Garcia explica que o projecto apresentado por Portugal desenvolve-se numa “acção tríptica”: a exposição Fertile Futures (que pode ser visitada no Pavilhão de Portugal, no Palácio Franchetti, até 26 de Novembro), as Assembleias de Pensamento (onde podem ser discutidos pontos de vista políticos divergentes) e o Seminário Internacional de Verão (que terá lugar no Fundão). No programa Fertile Futures foram seleccionadas várias regiões do território nacional, apresentando modelos propositivos em sete hidrogeografias portuguesas. Cada uma das sete salas trabalhou um espaço que Andreia Garcia vai descrevendo, ao longo da entrevista: “A ideia é que todas as propostas acabem por conferir alguma esperança.”

 
 

Fertile Futures, Andreia Garcia, © Foto Francisco Nogueira

 

Episódio 62

 

“Eu espero que esta escola tenha uma grande influência na produção não só de bons arquitectos, mas também de bons artistas e de bons pensadores [para que eles] venham a ser capazes de melhorar a sociedade em que vivemos e [onde] viverão no futuro outras pessoas.” [Fátima Fernandes]

 
  • Depois de décadas no centro histórico do Porto, a ESAP mudou-se para a zona de Campanhã, em frente à Escola Artística Soares dos Reis. Para além da transformação da cidade e dos efeitos do turismo, a arquitecta explica que um dos motivos que originou esta transição foi, por um lado, a necessidade de preservar “a relação com a urbanidade” e, por outro, incentivar a interdisciplinaridade e o cruzamento entre as diferentes áreas de conhecimento: “Sentimos que [no edifício anterior], entre os diferentes cursos, já não havia uma dinâmica de espaços, que permitisse desenvolver actividades conjuntas.” A arquitecta corrobora esta ideia, dizendo que a cidade é “o maior livro” para os arquitectos e para os artistas, e a ligação da ESAP com o centro histórico não ficou esquecida neste novo projecto. Logo no início da conversa, Fátima Fernandes sublinha que este projecto foi desenvolvido não só por ela, mas também por Michele Cannatà (que também faz parte do atelier Cannatà & Fernandes) e João Carreira: “É muita responsabilidade, mas acho que foi um percurso muito bom. Houve também uma grande colaboração de todos.” Todos eles são arquitectos e dão aulas nesta escola, que funciona como uma cooperativa sem fins lucrativos: “Aqui o conceito de cooperar é fundamental.”

 
 

Escola Superior Artística do Porto, Fátima Fernandes, © Foto Fernando Guerra

 

Episódio 63

 

“Mas sentimos a grande responsabilidade de que aquilo que estamos a fazer não é para nós, não é? Não é para nós. Não... Não é para o cliente, nem para nós. É para a cidade, é para a vila, é para as populações e isso é uma grande responsabilidade e não fugimos dela.”

[Teresa Novais]

 
  • O projecto resulta do aproveitamento do edifício dos antigos celeiros e parte dos silos da Empresa Pública do Abastecimento de Cereais (EPAC), abandonados há mais de 40 anos, para a criação da Estação Biológica de Mértola (EBM), na margem do rio Guadiana, onde serão instalados laboratórios, espaços de trabalho e residências para cientistas. Para além disso, o programa engloba a Galeria da Biodiversidade e uma nova área para as reservas do arquivo e do museu municipais. A intervenção abrange a área protegida do Parque Natural do Vale do Guadiana (PNVG). O arquitecto Jorge Carvalho explica que um dos objectivos do projecto é propor uma reflexão: “O edifício tem uma escala industrial, mas há também um valor de conservação na cultura no próprio território, [da memória e das pessoas]. Se pensarmos em termos de conservação da biodiversidade, este edifício tem a possibilidade de representar esse bom princípio.”

 
 

Estação Biológica e Galeria da Biodiversidade de Mértola, Teresa Novais e Jorge Carvalho © Foto Courtesy: aNC arquitectos

 

Episódio 64

 

“O [facto] dos arquitectos falarem é fantástico, portanto acho que [quanto] mais programas destes existirem... quanto mais programas públicos abertos de concepção democráticos [houver], melhor. Só pode fazer bem à classe e à arquitectura.”

[João Branco]

 
  • Em Portugal, o problema da habitação tem sido um tema dominante na Assembleia da República. O Governo apresentou um conjunto de medidas e indica que as propostas procuram dar uma resposta actual ao problema. Estão em cima da mesa novas formas de habitar a cidade que visam cumprir a função social da habitação com enfoque não só na população carenciada, mas também no arrendamento acessível para a classe média e para os jovens. Durante a entrevista, João Branco e Paula del Rio falam sobre vários projectos que desenvolveram no âmbito dos concursos públicos de concepção para a elaboração de conjuntos habitacionais a custos controlados promovidos pelo IHRU e explicam como o programa é aliciante: “Eu diria que a principal razão que nos levou a concorrer foi a possibilidade de ter acesso a este tipo de encomenda que é muito difícil para jovens arquitectos. (...) Achamos que o Concurso Público de Concepção é o que dá mais garantias de qualidade e é a forma mais democrática de dar acesso ao trabalho a todos nós.”

 
 

Habitação Colectica, João Branco e Paula del Rio © Foto Lamb 3D

 

Episódio 65

 

“Interessam-me sobretudo cidades grandes e como é que elas funcionam como um organismo vivo. É impressionante como é que uma cidade como Tóquio, por exemplo, com uma megalópole daquela dimensão é tão estruturada e organizada.”

[Ana Aragão]

 
  • A convite da Embaixada de Portugal no Japão, do embaixador Vítor Sereno e da embaixatriz Andrea Direito, a artista Ana Aragão apresentou a exposição ‘My Plan For Japan’ em terras nipónicas. A mostra teve origem na exposição ‘No Plan For Japan’, que esteve presente no Museu do Oriente em Lisboa: “A estória que eu contava em ‘No Plan For Japan’ era: «Eu queria muito ir ao Japão e não consegui.» Neste caso, no ‘My Plan For Japan’ é o contrário: «Eu queria muito ir ao Japão e consegui levar também um pouco de Portugal ao Japão.»” Na exposição, a artista desenvolveu uma peça de grandes dimensões para comemorar os 480 anos do primeiro desembarque dos portugueses no Japão. Intitulando-se ‘Auto da Barca do Efémero’, a peça é inspirada nos biombos namban, fazendo “uma espécie de reinterpretação contemporânea” da nau kurofune: “Esse grande barco, se nós o virarmos ao contrário – que é possível —, funciona como uma espécie de ponte. (…) E foi isso que aconteceu. Houve, precisamente, uma ponte entre Portugal e o Japão nestas comemorações nesse momento importante.”

 
 

Drawing: "Kikutake meets Arrietty”, Ana Aragão © Ana Aragão

 

Episódio 66

 

“Foi o que nos propusemos fazer ao projectarmos um museu que seja, realmente, da cidade, que faça parte de todas as pessoas que passam pela cidade, que caminham por ela e que nela entram. Isso criou um novo conceito de lugar e de destino.”

[Amanda Levete]

 
  • Logo no início da entrevista, Amanda Levete lembra uma das primeiras conversas que teve com António Mexia, líder executivo da EDP: “Ele queria criar um lugar que não estivesse relacionado com o passado, mas que estivesse associado ao presente e ao futuro.” Sendo parte integrante da Fundação EDP, o projecto do MAAT coloca em comunicação o novo edifício, projectado pelo atelier Amanda Levete Architects, em 2016, e a centenária Central Tejo. Amanda Levete fala da relação entre ambos, um de carácter industrial com “tijolos avermelhados” e o outro a servir de continuação ao antigo, procurando “reconciliar uma cidade que estava isolada do rio”. O MAAT foi projectado para permitir que as pessoas caminhem sobre, sob e através do edifício. Pela lateral, existe uma rampa que dá acesso ao topo da estrutura: “O que eu considero impactante é que as pessoas não têm apenas uma vista incrível para o outro lado do rio, mas têm também a possibilidade de olhar à sua volta e ficar com uma perspectiva da cidade de Lisboa que nunca tiveram antes. Existe esse tipo de conexão. (...) É uma forma incrivelmente democrática de convidar as pessoas a conhecerem o museu.”

 
 

MAAT, Amanda Levete, © Foto Hufton + Crow

 

Episódio 67

 

“Eu acho que só se aprende a construir, construindo. Nós, na faculdade, aprendemos muita coisa, mas gerir um cliente, acompanhar uma obra, fazer um licenciamento, perceber o que é um projecto de execução, perceber o que é responsabilidade civil... Eu acho que essas coisas todas só acontecem, mesmo a sério, quando estamos na posição de passar por elas.”

[Filipe Almeida]

 
  • Logo no início da conversa, o arquitecto recorda como o projecto nasceu: havia um casal que precisava “de saltar da elevada renda [que estava a pagar] para um empréstimo que lhe desse a possibilidade de comprar uma casa”. Para o atelier era “a encomenda de uma vida” e, para o casal – o Tomas e a Lia – a oportunidade de mudar de rumo: “Na altura, eles encontraram um agente imobiliário que, depois de quatro ou cinco visitas lhes disse: «Não vamos encontrar o que estão à procura. Por essa ordem de preços, comprem, antes, um armazém, uma garagem, ou um arrumo.»” Eles aprovaram a ideia e quiseram saber o que havia disponível naquela tipologia: “Nas semanas seguintes, visitaram algumas garagens. Quando encontraram aquela, especificamente, gostaram bastante”, lembra Filipe Magalhães. O passo seguinte foi entrar em contacto com os arquitectos Fala. Queriam saber se o atelier estaria disponível para transformar um espaço de garagem numa casa confortável para habitar. O Tomas e a Lia receberam prontamente um “sim”. Durante a entrevista, Filipe Magalhães fala sobre o desafio do projecto: “Era um espaço que estava preparado para receber carros, tinha sido usado como armazém, durante algumas décadas, mas não estava preparado para ser uma casa. E aquilo que nos era pedido era isso. Mais do que uma questão formal, havia uma questão tipológica: «Como é que transformamos uma coisa que não é, naquilo que pretende ser?»”

 
 

Casa Garagem, Filipe Almeida, © Foto Fernando Guerra

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